quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Bolsa de Valores: A bola da vez!

Estava visitando alguns fóruns sobre bolsa de valores, e acabei me deparando com o site infomoney . Além de cotações e fóruns, o site possui uma grande gama de notícias sobre o mercado financeiro, e o melhor, sem custo nenhum.

O que me chamou a atenção em um dos tópicos do fórum foi uma “histórinha” contada por um investidor, a qual vou contar neste post…


O cara é um médico que gasta grande parte de seu tempo investindo em ações a partir de sua casa, isso mesmo, ele é um home broker. Todo dia, quando ele está estudando sobre o mercado financeiro, sua empregada (que não entende praticamente nada de finanças) chega e diz:

- Bom dia patrão ganhando dinheiro hoje hein? - ou então:
- O patrão, vai com calma aí né, a bolsa ta caindo! Vai toma prejuízo!

Curioso sobre o “entendimento” da empregada em relação a bolsa ele questionou de onde ela tirava aquelas teorias. E ela respondeu:

- Sabe como é né patrão, vi que você ganha um bom dinheiro e comecei a me antenar mais no jornal nacional, quem sabe eu começo a investir também.

O médico foi trabalhar pensando naquilo, mas sabia que a empregada era um bom indicador econômico reverso: quando ela falava que ouviu que a bolsa ia cair, ele comprava ações (e ganhava), e quando ela falava que a bolsa tava subindo ele vendia (e não perdia).
Estava ele no hospital e ao chegar para uma cirurgia, enquanto vestia as luvas escutou dois anestesistas conversando:

- Cara, tu viu a bolsa de valores? Não para de subir, dá pra ganhar uma grana legal nisso aí, vou investir pesado, e se fosse você, entraria nessa também…
- Pois é cara, um amigo do cunhado do irmão do tio da minha namorada diz que investiu e ganhou uma grana legal, não tem erro!
O médico tentou intervir, explanando que não era tão simples assim, colocar dinheiro e lucrar, mas logo foi taxado como pessimista. Tudo bem, então, passado mais um dia de trabalho voltou para sua casa (que por sinal estava limpíssima), e debruçou-se sobre alguns livros de economia e finanças, afinal, mesmo sendo um investidor experiente, tinha muito a aprender.

Bom, em suma essa era a história. O que se conclui com ela?

Eu percebo que atualmente o frenesi em torno da bolsa de valores está grande, e aumentando a cada dia. E isso considero preocupante meus caros leitores, portanto devemos estar antenados aos fatos. Todo mundo está falando em investir na bolsa, desde investidores maduros, médicos, advogados, profissionais liberais, até o mais humilde empregado.

Dessa forma é fundamental que tenhamos atenção, pois quando “a esmola é demais o santo desconfia”. Momentos de euforia como estes geralmente precedem algum tipo de crise. A atenção de quem pretende investir uma parte consierável do capital deve ser redobrada. Mas para quem, assim como eu, pretende inicialmente investir com moderação, continuo afirmando, no fim das contas pelo menos sobra o aprendizado.

Finalizando, antes de me chamarem de pessismista, o intuito desse post é apenas mostrar que o fenômeno bolsa de valores, apesar de ser um ótimo lugar para investir, não é feito só de lucros e vantagens. Portanto, estude, aprenda e depois, invista para ganhar.

Nenhum comentário: